CAMINHOS VERDES EM ÁGUAS CLARAS
UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO URBANA ENTRE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
CONTEXTO
ÁGUAS CLARAS CONTA COM EDIFICAÇÕES ALTAS, SENDO PREDOMINANTEMENTE RESIDENCIAIS. NO ENTANTO MUITOS EDIFÍCIOS SÃO DE USO MISTO E/OU TÊM COMÉRCIOS NO NÍVEL TÉRREO.
A ÁREA DE ESTUDO POSSUI ÁREAS VERDES COMO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E PRAÇAS. ENTRETANTO, OBSERVA-SE QUE QUASE TODOS OS LOTES DA REGIÃO JÁ FORAM CONSTRUÍDOS, TORNANDO ÁREA UM LOCAL BASTANTE MOVIMENTADO COM O COTIDIANO DA VIDA URBANA.
CONCEITO E PARTIDO
CONCEITO
INTERLIGAR AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE ÁGUAS CLARAS ENTRE SI E COM EFIFICAÇÕES RESIDENCIAIS E COMÉRCIOS, PROPONDO CAMIMHOS ACESSÍVEIS À TODOS E PROMOVENDO UMA OCUPAÇÃO SUTENTÁVEL DO SOLO
PARTIDO
1. INTEGRAÇÃO PAISAGÍSTICA: HARMONIZAÇÃO ENTRE AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E HARMONIZAÇÃO ENTRE OS ESPAÇOS CONSTRUÍDOS E A PAISAGEM NATURAL, BUSCANDO UMA TRANSIÇÃO SUAVE ENTRE ÁREAS URBANAS E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
2. ACESSIBILDADE UNIVERSAL: PROJETAR CAMINHOS E ACESSOS QUE SEJAM ACESSÍVEIS A TODAS AS PESSOAS, INCLUINDO AQUELAS COM MOBILIDADE REDUZIDA.
3. INCENTIVO À MOBILIDADE NÃO MOTORIZADA: PROMOVER O USO DE MEIOS DE TRANSPORTE NÃO MOTORIZADOS COMO CAMINHADAS E BICICLETA, POR MEIO DE INFRAESTRUTURA ADEQUADA, COMO CALÇADAS LARGAS E CICLOVIAS AMPLAS.
4. NOVA FORMA DE HABITAÇÃO: PROPOR UMA NOVA TIPOLOGIA DE HABITAÇÃO QUE PERMITA O TRANSITO DE PESSOAS E LIGA AS ÁREAS VERDES
REFERÊNCIAS
BIBLIOTECA DEGLI ALBERI, MILÃO
O PARQUE ATUA COMO CONECTOR URBANO, CAMPUS CULTURAL E JARDIM BOTÂNICO. CAMINHOS SÃO TRAÇADOS A PARTIR DE DIFERENTES ÁREAS (RESIDENCIAIS, COMERCIAIS, GOVERNAMENTAIS) AO REDOR DO LOCAL, CRIANDO UMA GRADE DE CONEXÕES QUE SE SOBREPÕEM E SE CRUZAM ENTRE SI. ESSES CAMINHOS, JUNTAMENTE COM OS CAMPOS IRREGULARES QUE SÃO CRIADOS ENTRE ELES, PODEM SUPERAR DIFERENÇAS DE ALTURA E TÚNEIS SUBTERRÂNEOS.
ANGELO BUCCI:
EDIFICAÇÕES DE HABITAÇÃO
OS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS, EM PARTICULAR, DESTACAM-SE COMO UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS PROEMINENTES ASSOCIADAS A ANGELO BUCCI. SUA FAMA CRESCENTE DEVE-SE À HABILIDADE DE FAZER O CONCRETO PARECER FLUTUAR, RESULTADO DA DELICADEZA COM QUE MANIPULA OS MATERIAIS E OS INTEGRA HARMONIOSAMENTE EM TERRENOS DIVERSOS, COMO SE OS ACOMODASSE COM SUAVIDADE E SEM ESFORÇO APARENTE.
NO CONTEXTO BRASILEIRO, ANGELO BUCCI PODE SER CONSIDERADO UM DOS ARQUITETOS CUJAS OBRAS CONSTRUÍDAS MELHOR EXPRESSAM A ÊNFASE NO PENSAMENTO EM CORTE.
EDIFÍCIO DE USO MISTO, EM SÃO PAULO
PLANO GERAL DE INTERVENÇÃO
CAMINHO: TRAÇADO
OS CAMINHOS PRINCIPAIS FORAM DEFINIDOS PELOS TRAJETOS IDENTIFICADOS NAS IMAGENS DE SATÉLITE. JÁ OS SECUNDÁRIOS FORAM DESENHADOS COM A INTENÇÃO DE PROMOVER LIGAÇÕES COM OS EDIFÍCIOS, ALÉM DE LIGAR OS CAMINHOS PRINCIPAIS ENTRE SI E PROPORCIONAR UM TRAJETO PARA OS PONTOS DE INTERESSE.
O TRAÇADO FOI INSPIRADO NO PARQUE BIBLIOTECA DEGLI ALBERI, EM MILÃO. NO ENTANTO, A IDEIA FOI NÃO IMPLEMENTAR A INSPIRAÇÃO DE FORMA ALEATÓRIA. SENDO ASSIM, FORAM ANALISADAS AS IMAGENS AÉREAS DA ÁREA DE INTERVENÇÃO, A FIM DE IDENTIFICAR OS PERCURSOS FEITOS PELAS PESSOAS NA REGIÃO.
CICLOVIAS
A INFRAESTRUTURA EXISTENTE CONSISTE DE CICLO-FAIXAS UNIDIRECIONAIS DE 1,2M DE LARGURA. ESSAS FAIXAS ACOMPANHAM O SENTIDO DA VIA PRINCIPAL E POSSUEM POUCAS CONEXÕES ENTRE SI.
PROPÕE-SE CRIAR UMA CICLOVIA BIDIRECIONAL, PARTINDO DA ENTRADA DO PARQUE ÁGUAS CLARAS E INTERLIGANDO AS DUAS CICLO-FAIXAS UNIDIRECIONAIS .
PARQUE CENTRAL
HORTA COMUNITÁRIA E FEIRA
PROPÕE-SE UMA REFORMA DO ESPAÇO DESTINADO À HORTA COMUNIÁRIA DO PARQUE CENTRAL. A ÁREA É RELATIVAMENTE PLANA E NÃO PODE SER ABORIZADA NO CENTRO, POIS A LINHA DO METRÔ PASSA POR BAIXO. A IDEIA É A ABERTURA EFETIVA DESSA HORTA, COM A ADIÇÃO DE UM ESPAÇO PAVIMENTADO NO CENTRO QUE RECEBERÁ UMA FEIRA PARA VENDA DAS HORTALIÇAS E ARTESANATOS.
OS CAMINHOS PRINCIPAIS POSSIBILITAM A TRAVESSIA DE PESSOAS DE UM LADO PARA O OUTRO, ALÉM DE GARANTIR O ACESSO Á FEIRA. JÁ OS SECUNDÁRIOS DIVIDEM A HORTA A DÃO ACESSO AOS CULTIVADORES.AS DEMAIS LINHAS SÃO SUBDIVISÕES DO ESPAÇO DE PLANTIO
UMA NOVA TIPOLOGIA DE HABITAÇÃO
LOCALIZADO ENTRE A HORTA COMUNITÁRIA DO PARQUE CENTRAL E UMA PRAÇA, ESTÁ O ÚNICO TERRENO VAZIO DA ÁREA DE TRABALHO, E UM DOS POUCOS DE TODA ÁGUAS CLARAS. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SUA LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA, FOI PENSADO PROPOR UMA NOVA TIPOLOGIA DE HABITAÇÃO PARA ÁGUAS CLARAS NESSE LOCAL.
O LOCAL CONTA COM UM GRANDE FLUXO DE PESSOAS, PEDINDO UM TÉRREO “PERMEÁVEL”, GARANTIDO O ACESSO E TRAVESSIA DE TODOS OS LADOS, ASSIM PROMOVENDO UMA CONEXÃO COM O ENTORNO. ADEMAIS, A DECLIVIDADE DO TERRENO POSSIBILITA UM TÉRREO DUPLO.
COM BASE NO TRABALHO DO ARQUITETO ANGELO BUCCI, PROPÕE-SE UM EDIFÍCIO QUE PARECA “FLUTUANTE”, E QUE PERMITA O FLUXO DE PESSOAS NO TÉRREO.