CAMINHOS VERDES EM ÁGUAS CLARAS
UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO URBANA ENTRE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

CONTEXTO
%2010.jpg)
%2010.jpg)
ÁGUAS CLARAS CONTA COM EDIFICAÇÕES ALTAS, SENDO PREDOMINANTEMENTE RESIDENCIAIS. NO ENTANTO MUITOS EDIFÍCIOS SÃO DE USO MISTO E/OU TÊM COMÉRCIOS NO NÍVEL TÉRREO.
A ÁREA DE ESTUDO POSSUI ÁREAS VERDES COMO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E PRAÇAS. ENTRETANTO, OBSERVA-SE QUE QUASE TODOS OS LOTES DA REGIÃO JÁ FORAM CONSTRUÍDOS, TORNANDO ÁREA UM LOCAL BASTANTE MOVIMENTADO COM O COTIDIANO DA VIDA URBANA.
CONCEITO E PARTIDO
CONCEITO
INTERLIGAR AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE ÁGUAS CLARAS ENTRE SI E COM EFIFICAÇÕES RESIDENCIAIS E COMÉRCIOS, PROPONDO CAMIMHOS ACESSÍVEIS À TODOS E PROMOVENDO UMA OCUPAÇÃO SUTENTÁVEL DO SOLO
PARTIDO
1. INTEGRAÇÃO PAISAGÍSTICA: HARMONIZAÇÃO ENTRE AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E HARMONIZAÇÃO ENTRE OS ESPAÇOS CONSTRUÍDOS E A PAISAGEM NATURAL, BUSCANDO UMA TRANSIÇÃO SUAVE ENTRE ÁREAS URBANAS E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
2. ACESSIBILDADE UNIVERSAL: PROJETAR CAMINHOS E ACESSOS QUE SEJAM ACESSÍVEIS A TODAS AS PESSOAS, INCLUINDO AQUELAS COM MOBILIDADE REDUZIDA.
3. INCENTIVO À MOBILIDADE NÃO MOTORIZADA: PROMOVER O USO DE MEIOS DE TRANSPORTE NÃO MOTORIZADOS COMO CAMINHADAS E BICICLETA, POR MEIO DE INFRAESTRUTURA ADEQUADA, COMO CALÇADAS LARGAS E CICLOVIAS AMPLAS.
4. NOVA FORMA DE HABITAÇÃO: PROPOR UMA NOVA TIPOLOGIA DE HABITAÇÃO QUE PERMITA O TRANSITO DE PESSOAS E LIGA AS ÁREAS VERDES
%2010.jpg)
REFERÊNCIAS
BIBLIOTECA DEGLI ALBERI, MILÃO
%2010.jpg)
O PARQUE ATUA COMO CONECTOR URBANO, CAMPUS CULTURAL E JARDIM BOTÂNICO. CAMINHOS SÃO TRAÇADOS A PARTIR DE DIFERENTES ÁREAS (RESIDENCIAIS, COMERCIAIS, GOVERNAMENTAIS) AO REDOR DO LOCAL, CRIANDO UMA GRADE DE CONEXÕES QUE SE SOBREPÕEM E SE CRUZAM ENTRE SI. ESSES CAMINHOS, JUNTAMENTE COM OS CAMPOS IRREGULARES QUE SÃO CRIADOS ENTRE ELES, PODEM SUPERAR DIFERENÇAS DE ALTURA E TÚNEIS SUBTERRÂNEOS.
%2010.jpg)
ANGELO BUCCI:
EDIFICAÇÕES DE HABITAÇÃO
OS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS, EM PARTICULAR, DESTACAM-SE COMO UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS PROEMINENTES ASSOCIADAS A ANGELO BUCCI. SUA FAMA CRESCENTE DEVE-SE À HABILIDADE DE FAZER O CONCRETO PARECER FLUTUAR, RESULTADO DA DELICADEZA COM QUE MANIPULA OS MATERIAIS E OS INTEGRA HARMONIOSAMENTE EM TERRENOS DIVERSOS, COMO SE OS ACOMODASSE COM SUAVIDADE E SEM ESFORÇO APARENTE.
NO CONTEXTO BRASILEIRO, ANGELO BUCCI PODE SER CONSIDERADO UM DOS ARQUITETOS CUJAS OBRAS CONSTRUÍDAS MELHOR EXPRESSAM A ÊNFASE NO PENSAMENTO EM CORTE.
%2010.jpg)
EDIFÍCIO DE USO MISTO, EM SÃO PAULO
PLANO GERAL DE INTERVENÇÃO
%2010.jpg)
%2010.jpg)
%2010.jpg)
%2010.jpg)
CAMINHO: TRAÇADO
%2010.jpg)
%2010.jpg)
OS CAMINHOS PRINCIPAIS FORAM DEFINIDOS PELOS TRAJETOS IDENTIFICADOS NAS IMAGENS DE SATÉLITE. JÁ OS SECUNDÁRIOS FORAM DESENHADOS COM A INTENÇÃO DE PROMOVER LIGAÇÕES COM OS EDIFÍCIOS, ALÉM DE LIGAR OS CAMINHOS PRINCIPAIS ENTRE SI E PROPORCIONAR UM TRAJETO PARA OS PONTOS DE INTERESSE.
%2010.jpg)
O TRAÇADO FOI INSPIRADO NO PARQUE BIBLIOTECA DEGLI ALBERI, EM MILÃO. NO ENTANTO, A IDEIA FOI NÃO IMPLEMENTAR A INSPIRAÇÃO DE FORMA ALEATÓRIA. SENDO ASSIM, FORAM ANALISADAS AS IMAGENS AÉREAS DA ÁREA DE INTERVENÇÃO, A FIM DE IDENTIFICAR OS PERCURSOS FEITOS PELAS PESSOAS NA REGIÃO.
CICLOVIAS
%2010.jpg)
%2010.jpg)
A INFRAESTRUTURA EXISTENTE CONSISTE DE CICLO-FAIXAS UNIDIRECIONAIS DE 1,2M DE LARGURA. ESSAS FAIXAS ACOMPANHAM O SENTIDO DA VIA PRINCIPAL E POSSUEM POUCAS CONEXÕES ENTRE SI.
%2010.jpg)
%2010.jpg)
PROPÕE-SE CRIAR UMA CICLOVIA BIDIRECIONAL, PARTINDO DA ENTRADA DO PARQUE ÁGUAS CLARAS E INTERLIGANDO AS DUAS CICLO-FAIXAS UNIDIRECIONAIS .
PARQUE CENTRAL
%2010.jpg)
%2010.jpg)

HORTA COMUNITÁRIA E FEIRA
%2010.jpg)
PROPÕE-SE UMA REFORMA DO ESPAÇO DESTINADO À HORTA COMUNIÁRIA DO PARQUE CENTRAL. A ÁREA É RELATIVAMENTE PLANA E NÃO PODE SER ABORIZADA NO CENTRO, POIS A LINHA DO METRÔ PASSA POR BAIXO. A IDEIA É A ABERTURA EFETIVA DESSA HORTA, COM A ADIÇÃO DE UM ESPAÇO PAVIMENTADO NO CENTRO QUE RECEBERÁ UMA FEIRA PARA VENDA DAS HORTALIÇAS E ARTESANATOS.
OS CAMINHOS PRINCIPAIS POSSIBILITAM A TRAVESSIA DE PESSOAS DE UM LADO PARA O OUTRO, ALÉM DE GARANTIR O ACESSO Á FEIRA. JÁ OS SECUNDÁRIOS DIVIDEM A HORTA A DÃO ACESSO AOS CULTIVADORES.AS DEMAIS LINHAS SÃO SUBDIVISÕES DO ESPAÇO DE PLANTIO
UMA NOVA TIPOLOGIA DE HABITAÇÃO
%2010.jpg)
%2010.jpg)
LOCALIZADO ENTRE A HORTA COMUNITÁRIA DO PARQUE CENTRAL E UMA PRAÇA, ESTÁ O ÚNICO TERRENO VAZIO DA ÁREA DE TRABALHO, E UM DOS POUCOS DE TODA ÁGUAS CLARAS. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SUA LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA, FOI PENSADO PROPOR UMA NOVA TIPOLOGIA DE HABITAÇÃO PARA ÁGUAS CLARAS NESSE LOCAL.
O LOCAL CONTA COM UM GRANDE FLUXO DE PESSOAS, PEDINDO UM TÉRREO “PERMEÁVEL”, GARANTIDO O ACESSO E TRAVESSIA DE TODOS OS LADOS, ASSIM PROMOVENDO UMA CONEXÃO COM O ENTORNO. ADEMAIS, A DECLIVIDADE DO TERRENO POSSIBILITA UM TÉRREO DUPLO.
COM BASE NO TRABALHO DO ARQUITETO ANGELO BUCCI, PROPÕE-SE UM EDIFÍCIO QUE PARECA “FLUTUANTE”, E QUE PERMITA O FLUXO DE PESSOAS NO TÉRREO.
%2010.jpg)
